Nossos serviços !

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Com mais de 10 anos de experiência, a L.Lagoas Contabilidade, vem oferecer a seus clientes serviços que podem ser feitos à distância, com a auxílio da internet. Você não precisa mais se deslocar até um escritório de contabilidade para resolver problemas pois agora tem a sua disposição uma empresa que lhe atende via internet. * Atendemos Pessoa Física e Jurídica. - Consulta Receita Federal. - Pesquisa e parcelamento de dívidas. - IRPF. - Folha Pagamento Empregada Doméstica—admissão, rescisão, recibos de salário, guia INSS, FGTS. - INSS Autônomo. - Abertura, encerramento, e alteração de empresas. - Apoio a escritórios de contabilidade parceiros, realizando serviços de digitação, conferência, fechamento, preenchimento de DACON, DCTF, IRPJ e demais obrigações acessórias, via acesso remoto e também presencial. Contatos Fone: 51 9615 2866 51 3533 2866 E-mail: lulagoas@hotmail.com ou llagoascontabilidade@gmail.com Skype: lu.lagoas78

segunda-feira, março 21, 2011

Consultor tira dúvidas sobre previdência privada e doação


Teixeira, da Declare Certo IOB, responde questões de leitores do G1.
Consultor esclarecerá cinco dúvidas por dia, até 29 de abril.

Do G1, em São Paulo
O consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da Declare Certo IOB, responderá diariamente, até o dia 29 de abril, cinco perguntas enviadas por internautas sobre a declaração do Imposto de Renda 2011. Para enviar suas questões, clique aqui.
1) Resgatei todo o valor que estava aplicado em um plano de previdência privada. Em qual campo devo declarar o valor recebido e o imposto retido na fonte? (Gan Carlos de Azevedo)
Resposta:
 Se a opção no início do plano foi pela tributação exclusiva, o valor resgatado deve ser tratado como “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”. Caso, no início do plano, não tenha havido essa opção, os valores resgatados devem ser lançados em “Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica”. Confirme no Comprovante de Rendimentos que a instituição financeira forneceu.
2) Sou funcionária pública e estou em licença sem remuneração, no entanto, estou pagando INSS como autônoma. Devo declarar este pagamento do INSS? Em que campo da Declaração? ( Margo)
Resposta:
 Só pode haver a dedução da Contribuição à Previdência Oficial se o contribuinte tiver rendimento tributável sujeito ao ajuste na declaração. Nesse caso, informe na ficha ” Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior”, campo “Deduções”, “Previdência Oficial”.
3) Tenho 21 anos, sou dependente economicamente dos meus pais e, desde agosto de 2010, sou bolsista de iniciação científica da Faperj, recebendo R$ 360. Preciso acrescentar isso na declaração dos meus pais? Como procedo? (Victor Catharino)
Resposta:
 Os rendimentos do dependente devem ser lançados na declaração do titular, ou seja, na declaração de um de seus pais. Informe o total recebido pela bolsa de estudos em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no campo 16.
4) No ano de 2010, utilizei serviços médicos, somente pelo convênio. Gostaria de saber se posso declarar isto também. Contando que me é descontado o convênio da empresa. (Naiara Sousa)
Resposta:
 Sim, os pagamentos efetuados para utilização de plano de saúde devem ser informados na ficha “Pagamentos e Doações Efetuados” da Declaração de Ajuste Anual,
5) A minha filha é minha dependente. No ano passado, eu e minha esposa doamos a ela R$100 mil, que ficaram depositados na poupança dela. Contudo, ela nos repassou o dinheiro novamente para darmos de entrada na compra de um imóvel. Como devo declarar isso? Eu e minha esposa não declaramos IR em conjunto. (Carlos Guilherme Valente)
Resposta:
 Como a doação em espécie para o dependente e a aquisição do bem ocorreu no mesmo ano, informe diretamente em “Bens e Direitos” o imóvel, indicando que se trata de bem do dependente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário